Reserva Mineral: Classificação e Fatores Modificadores

por Beck Nader em 30/Jul/2020
Reserva Mineral: Classificação e Fatores Modificadores

Uma Reserva mineral é a parte economicamente lavrável de um Recurso Mineral Medido ou Indicado, demonstrado pelo menos por um Estudo de Viabilidade Preliminar.

Este estudo deve incluir informações adequadas sobre mineração, processamento, metalurgia, economia e outros fatores relevantes que demonstrem, no momento da elaboração do relatório, que a extração econômica pode ser justificada.

Vale ressaltar que uma Reserva Mineral também inclui materiais diluídos e considerações quanto a perdas que podem ocorrer quando o material é extraído.

Reservas mineral são as partes dos Recursos Minerais, que após a aplicação de todos os fatores de mineração, resultem em tonelagens e categorias estimadas, que na opinião da (s) Pessoa (s) Qualificada (s) responsáveis pelo estudo, são a base de um projeto economicamente viável, após considerar-se todos os fatores relevantes de processamento, metalúrgico, econômico, de marketing, legal, ambiental, social e governamental.

As Reservas mineral incluem material de diluição que será extraído em conjunto com as Reservas Minerais e entregue à estação de tratamento ou instalação equivalente. O termo 'Reserva Mineral' não precisa necessariamente significar que as instalações de extração estão instaladas ou operacionais ou que todas as aprovações governamentais foram recebidas, porém significa que existem expectativas razoáveis ​​de que as mesmas sejam obtidas.

Reserva Mineral Provável

É a parte economicamente lavrável de um Recurso Mineral Indicado e em algumas circunstâncias, de um Recurso Mineral Medido, demonstrado por pelo menos um Estudo Preliminar de Viabilidade. Este Estudo deve incluir informações adequadas sobre mineração, processamento, metalurgia, economia e outros fatores relevantes que demonstrem, no momento do relatório, que a extração econômica pode ser justificada.

Fonte: Código JORC

Reserva Mineral Comprovada (ou Provada)

É a parte economicamente lavrável de um Recurso Mineral Medido demonstrado por, pelo menos, um Estudo de Viabilidade Preliminar. Este estudo deve incluir informações adequadas sobre mineração, processamento, metalurgia, economia e outros fatores relevantes que demonstrem, no momento da elaboração do relatório, que a extração econômica é justificada. A aplicação da categoria Reserva Mineral Comprovada implica que a(s) Pessoa(s) Qualificada(s) tenham o maior grau de confiança na estimativa, com a consequente expectativa na mente dos leitores do relatório. O termo deve ser restrito àquela parte do depósito onde o planejamento de produção está ocorrendo e para o qual qualquer variação na estimativa não afetaria significativamente a viabilidade econômica potencial.

Fatores Modificadores

São fatores que afetam a extração lucrativa, incluindo fatores de mineração, processamento, metalúrgico, econômico, de marketing, legais, ambientais, sociais e governamentais e devem ser estimados com a contribuição de diversas disciplinas.

Trabalhos de testes adicionais, como por exemplo de geotécnica, hidrogeologia, lavra, metalurgia e de recuperação ambiental, são muitas vezes necessários para reclassificar um recurso como uma reserva.

Em certas situações, os Recursos Minerais Medidos poderiam ser convertidos em Reservas Minerais Prováveis ​​por causa das incertezas associadas aos fatores modificadores que são levados em consideração na conversão de Recursos Minerais para Reservas Minerais. Essa relação é mostrada pela seta tracejada  (embora a tendência da seta tracejada inclua um componente vertical, ela não implica, neste caso, uma redução no nível de conhecimento geológico ou confiança).

Em tal situação, esses fatores modificadores devem ser totalmente explicados.

Em nenhuma circunstância os Recursos Indicados podem ser convertidos diretamente em Reservas Comprovadas.

 

Beck Nader

Engenheiro de Minas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Pesquisador, Tecnologia da Informação Aplicada à Geologia e Mineração, Estimativa de Recursos e Reservas. Doutor em Engenharia Mineral pela Poli-USP; Mestre em Tecnologia Mineral pela UFMG; possui mais de 37 anos de experiência aplicada ao setor industrial da mineração, é Fellow do Australian Institute of Geoscientists (FAIG), é Competent (CP) e Qualified (QP) Person tendo acumulado vasta experiência internacional em organizações empresariais, liderança e orientação de equipes de profissionais qualificados. Trabalhou no desenvolvimento do mercado, fundou e dirigiu algumas das mais importantes empresas internacionais de hardware e softwares aplicadas ao setor mineral brasileiro, atendendo às necessidades crescentes de empresas de mineração por qualidade e eficiência de sua estimativa de recursos e reservas minerais, projetos de minas, planejamento de lavra e segurança das operações. Liderou e participou de vários projetos minerais, desenvolvidos segundo os requisitos dos códigos JORC e NI 43-101.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit