Projeto SGBeduca: A divulgação e a popularização das Geociências nas escolas públicas

por Andrea Sander em 16/Jul/2020
Projeto SGBeduca: A divulgação e a popularização das Geociências nas escolas públicas

 

 

O desconhecimento do protagonismo que as geociências e, em particular, os bens minerais, têm na vida das pessoas as leva a considerar que as atividades relacionadas à geologia são danosas à sociedade. Quando o assunto surge entre público leigo, o debate se concentra nos impactos socioambientais decorrentes da mineração, ignorando o papel dos bens minerais, onipresentes no cotidiano.

Se destaca que as geociências compreendem uma área abrangente de conhecimentos que permeiam as áreas da biologia, geografia, história, física, química e matemática, estando presente no cotidiano da sociedade. Devido a esta particularidade, as geociências têm uma abordagem fragmentada durante a formação destes cidadãos enquanto alunos.

Neste cenário, o Serviço Geológico do Brasil-CPRM tem desenvolvido ações de divulgação e popularização em geociências junto às escolas públicas e privadas, gestores e formadores de opinião. Estas ações se tornaram institucionais, através do Projeto SGBeduca, que conta com a atuação de geólogos do Serviço Geológico, nas Superintendências Regionais ou Residências, presentes em 13 estados brasileiros. Estas ações de informação buscam tornar as geociências mais próximas a estas pessoas e tornar o Serviço Geológico do Brasil uma referência no assunto na sociedade, construindo uma agenda positiva para as geociências.

O Projeto SGBeduca compreende ações de visita às escolas, doação de coleções didáticas de minerais, rochas e réplicas de fósseis, cursos de atualização em geociências para professores do ensino fundamental e médio e desenvolvimento de conteúdo geocientífico para o publico leigo em geral.

Para mais informações sobre como participar do projeto ou ser um patrocinador, enviar e-mail para: sgbeduca@cprm.gov.br e em novembro estará no ar o site do SGBeduca. 

Confira algumas fotos do projeto:

Andrea Sander

Graduada em Geologia pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987) e mestre em Geociências pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) na área de geoquímica e petrologia. Atualmente é geóloga do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, onde coordena o Projeto SGBeduca, voltado a popularização e divulgação das geociências. Também é professora na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), atuando nas áreas de mineralogia e petrologia.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit