Por que centralizar a da gestão de frotas na mineração?

por Instituto Minere em 29/Aug/2022
Por que centralizar a da gestão de frotas na mineração?

Cada setor possui características específicas e a gestão de frotas na mineração tem particularidades que precisam ser levadas em consideração. Em primeiro lugar, podemos citar a questão da escolha dos equipamentos. Independentemente do fabricante, a preferência sempre deve ser a adaptação a cada tipo de operação. Além de caminhões e escavadeiras, o setor também trabalha com carregadeiras, tratores, motoniveladoras, correias transportadoras e outros equipamentos. Visto que costumam representar um alto investimento, as aquisições devem ser feitas depois de uma avaliação criteriosa das necessidades.

O dimensionamento de frotas é outro fator importante que deve garantir, primeiramente, que a empresa conte com o número adequado de veículos e máquinas. A quantidade ideal é resultado de um cálculo aprofundado que busca, ao mesmo tempo, evitar o ócio de equipamentos em excesso, mas também assegurar a disponibilidade da frota para execução de todas atividades necessárias.

Outro desafio significativo nesse sentido é a questão da centralização da gestão de frotas na mineração. Deixar que veículos e máquinas sejam administrados de modo individual e separadamente pela administração de cada mina não costuma ser uma boa estratégia.

Uma gestão centralizada é muito mais eficaz e econômica. Dessa forma, se reduzem os riscos de uma medição inadequada de utilização e disponibilidade dos equipamentos e também de uma manutenção preventiva e preditiva ineficiente. Além disso, a centralização permite o controle completo da operação e das informações sobre a frota.

 

Fonte – Ionics

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit