IoT vale ouro para empresas do setor de mineração

por Instituto Minere em 22/May/2019
IoT vale ouro para empresas do setor de mineração

As empresas do setor de mineração estão buscando apoio na Internet das Coisas (IoT) para ajudá-las a manter sua participação de mercado, à medida que se intensifica a concorrência, cai a qualidade das jazidas, e as margens de lucro são pressionadas. Recente pesquisa da Inmarsat, empresa de conectividade por satélite e soluções de IoT, mostra que IoT desempenhará papel crítico para ajudar as companhias de mineração a aumentar o nível de automação e a melhorar a eficiência da produção, permitindo que possam competir com os concorrentes que operam em mercados de menor custo.

O levantamento foi conduzido pela Vanson Bourne, especialista em pesquisa de mercado, e entrevistou profissionais de cem grandes corporações de mineração em todo o mundo para o relatório ‘The Future of IoT in Enterprise, da Inmarsat. A pesquisa mostra que 70% das empresas de mineração concordaram que Internet das Coisas oferece uma vantagem significativa em relação aos seus concorrentes.

As mineradoras identificaram, ainda, de que maneira atecnologia as ajudaria a reforçar essa vantagem competitiva: 41% dos respondentes relataram que a usariam para aumentar a automação dos processos de negócios e 44% disseram que isso auxiliaria na identificação de oportunidades de economia de custos e eficiência.

“Não é de se admirar que as empresas de mineração busquem a IoT para ajudá-las a obter uma vantagem competitiva. Em todo o mundo, elas estão sob pressão constante para produzirem o mesmo material a um preço menor do que o de seus concorrentes”, destaca Joe Carr, diretor de Mineração da Inmarsat.

Segundo ele, essas empresas precisam reduzir os custos operacionais e melhorar a produtividade para se manterem competitivas, e a forma mais eficaz de fazer isso é por meio da adoção da IoT e a automação.

“Trabalhamos hoje com algumas das maiores empresas do setor de mineração para oferecer maior automação, o que, por sua vez, resulta em uma velocidade cada vez maior em todo o processo de mineração, ajudando a reduzir o tempo médio do ciclo e a melhorar a produtividade”, finaliza.

Fonte: IT Forum 365

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit