Grafeno: O supermaterial do futuro.

por Instituto Minere em 11/Aug/2021
Grafeno: O supermaterial do futuro.

A tecnologia é tão boa quanto os materiais de que é feita.

Grande parte da era da informação moderna não seria possível sem o silício e a Lei de Moore, e os carros elétricos seriam muito menos viáveis ​​sem os avanços recentes na ciência dos materiais por trás das baterias de íon-lítio .

É por isso que o grafeno, um supermaterial bidimensional feito de carbono, é tão emocionante. 

É mais duro do que o diamante, 300 vezes mais forte do que o aço, flexível, transparente e melhor condutor do que o cobre (cerca de 1.000 vezes).

Se fizer jus ao seu potencial, o grafeno pode revolucionar tudo, desde computadores até armazenamento de energia.

Grafeno: é o próximo material maravilhoso?

 

Embora as propriedades e aplicações do grafeno sejam extremamente atraentes, há um grande desafio tradicional com o grafeno: o custo de obtê-lo.

Como você pode imaginar, sintetizar um material com a espessura de um átomo é um processo que tem algumas limitações importantes. Como uma folha de grafeno com 1 mm de espessura (1/32 de polegada) requer três milhões de camadas de átomos, o grafeno tem um custo proibitivo de produzir em grandes quantidades.

Em 2013, um floco de grafeno do tamanho de um micrômetro custava mais de US $1.000, o que tornava o grafeno um dos materiais mais caros da Terra. No entanto, houve algum progresso neste campo desde então, à medida que os cientistas procuram o “Santo Graal” na escala dos processos de produção de grafeno.

No final de 2015, o preço de mercado por grama estava perto de US $100 .

Hoje, o grafeno pode ser pedido diretamente de um fornecedor, onde vários produtos são oferecidos online, desde óxido de grafeno (dispersão em água) até grafeno monocamada em pastilhas de silício.

Já existem produtores que chegam a estimar que o grafeno está agora com um custo de US $0,10 por grama de grafeno de boa qualidade, embora isso exclua o grafeno criado por meio de um processo CVD (reconhecido como o mais alto nível de qualidade disponível para grafeno a granel).

Como o preço do grafeno tende a cair a uma taxa impressionante, suas aplicações continuarão a crescer. No entanto, para que o grafeno seja um verdadeiro divisor de águas, ele terá que ser integrado às cadeias de suprimentos dos fabricantes, o que ainda levará vários anos para ser realizado.

Uma vez que o grafeno tenha aplicações no “mundo real”, seremos capazes de ver o que pode ser possível em uma escala maior.

 

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit