Dimensionamento de equipamentos na mineração

por Alexandro Pinto em 26/Aug/2022
Dimensionamento de equipamentos na mineração

Em uma operação mineira em atividade o dimensionamento de equipamentos é uma das atividades mais importantes do Planejamento de Mina. Sua importância está em estabelecer a capacidade de movimentação da mina e, em uma associação aos custos unitários, qual será sua estimativa de gasto. Desta forma, em um horizonte anual, o dimensionamento é a base para o orçamento (Budget) da porção mais variável de um empreendimento mineiro, que são os custos de Mina. O consumo de diesel, explosivos, pneus, material de desgaste, manutenção, contratos, pessoal dentre outros, são todos função das atividades dimensionadas dentro dos Planejamento de Mina.

É claro que este é um calculo que depende de histórico de performance e informações das áreas operacionais e de manutenção, como expectativas de indicadores de disponibilidade e utilização, e outros parâmetros de tempos, produtividades dos equipamentos e etc. As áreas previstas de lavra dentro do Plano de Lavra, possuem uma resistência maior que o realizado no ultimo ano? A distancia de transporte vai ser maior? Teremos maior necessidade de bombeamento de água da cava? Teremos variação nas áreas de supressão e recuperação? Estas são algumas das perguntas que o Planejamento de Mina responde através do dimensionamento de Mina e do Plano de Lavra.

Muitas operações tem implementado rotinas que melhoram o controle de indicadores e aumentam a qualidade do dimensionamento e do Plano de Lavra. Com isso também temos um aumentam da previsibilidade operacional e do próprio controle de custos. Este aprimoramento das informações dentro do processo produtivo e dos controles melhoram a qualidade da operação e do cumprimento de suas metas de produção. Por consequência temos um melhor atendimento a alimentação da usina de processamento com melhor cumprimento em relação ao planejado, gerando maior sustentabilidade no negócio.

 

Alexandro Pinto

Engenheiro de minas com mais de 20 anos de experiência em grandes operações de Ferro, Cobre e Carvão, no Brasil e no Exterior. Já ocupou cargos de gestão em Operações de Mina e Planejamento, tendo sido membro de Comitê e Auditoria Técnica.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit