Classificação de Reservas de Minério segundo os códigos Internacionais

por Beck Nader em 06/Aug/2020
Classificação de Reservas de Minério segundo os códigos Internacionais

A classificação das reservas minerais (reserva), é feita em duas categorias (ou classes) qualitativas. Quem qualifica a reserva em uma das categorias é a pessoa competente, que após avaliar os dados define qual a melhor classe para cada região do depósito.

Uma ‘Reserva de Minério’ é a parte economicamente lavrável de um Recurso Mineral Medido ou Indicado. Inclui materiais diluídos no minério e descontos para perdas que poderão ocorrer quando o minério for lavrado. Avaliações, que podem incluir estudos de viabilidade, já foram realizadas, tendo considerado a influência e as modificações causadas pela lavra, beneficiamento, comercialização, direito mineral, assuntos legais, meio ambiente e fatores sociais e governamentais. Estas avaliações demonstram que, na data de emissão do relatório, a extração pode ser razoavelmente justificada. As Reservas de Minério são subdivididas, em ordem crescente de confiabilidade, em Reservas de Minério Prováveis e Reservas de Minério Provadas.

  • Reserva Provável: é a parte economicamente lavrável de um Recurso Mineral Indicado e, em algumas circunstâncias, de um Recurso Mineral Medido. Inclui materiais diluídos no minério e descontos para perdas que poderão ocorrer quando o minério for lavrado. Avaliações, que podem incluir estudos de viabilidade, já foram realizadas, tendo considerado a influência e as modificações causadas pela lavra, metalurgia, comercialização, direito mineral, assuntos legais, meio ambiente e fatores sociais e governamentais. Estas avaliações demonstram que, na data de emissão do relatório, a extração pode ser razoavelmente justificada.
    A Reserva Provável possui um nível de confiabilidade menor que a Reserva Provada, mas já é suficiente para justificar a continuidade de um empreendimento mineral.
  • Reserva Provada: é a parte economicamente lavrável de um Recurso Mineral Medido. Inclui materiais diluídos no minério e descontos para perdas que poderão ocorrer quando o minério for lavrado. Avaliações, que podem incluir estudos de viabilidade, já foram realizadas, tendo considerado a influência e as modificações causadas pela lavra, metalurgia, comercialização, direito mineral, assuntos legais, meio ambiente e fatores sociais e governamentais. A Reserva Provada possui o maior nível de confiabilidade possível.


Beck Nader

Engenheiro de Minas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Pesquisador, Tecnologia da Informação Aplicada à Geologia e Mineração, Estimativa de Recursos e Reservas. Doutor em Engenharia Mineral pela Poli-USP; Mestre em Tecnologia Mineral pela UFMG; possui mais de 37 anos de experiência aplicada ao setor industrial da mineração, é Fellow do Australian Institute of Geoscientists (FAIG), é Competent (CP) e Qualified (QP) Person tendo acumulado vasta experiência internacional em organizações empresariais, liderança e orientação de equipes de profissionais qualificados. Trabalhou no desenvolvimento do mercado, fundou e dirigiu algumas das mais importantes empresas internacionais de hardware e softwares aplicadas ao setor mineral brasileiro, atendendo às necessidades crescentes de empresas de mineração por qualidade e eficiência de sua estimativa de recursos e reservas minerais, projetos de minas, planejamento de lavra e segurança das operações. Liderou e participou de vários projetos minerais, desenvolvidos segundo os requisitos dos códigos JORC e NI 43-101.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit