Caso Brumadinho: Universidade da Catalunha contratada para estudos e treinamentos do MPF

por Instituto Minere em 06/Dec/2019
Caso Brumadinho: Universidade da Catalunha contratada para estudos e treinamentos do MPF

"A contratação é fruto de acordo celebrado entre o Ministério Público Federal e a Vale, por força do qual esta assumiu o compromisso de arcar com os custos do desenvolvimento de tais atividades, fundamentais para o término das investigações, tendo cabido exclusivamente ao Ministério Público Federal, com o auxílio da Polícia Federal, prospectar e definir a instituição responsável pela execução dos serviços", declarou o MPF e nota.

O órgão informou que as premissas básicas que orientaram a busca de instituições com "expertise internacional" para o desenvolvimento dos trabalhos foram a "detenção de inquestionável capacidade técnica e a ausência de potencial conflito de interesse relacionado a organizações ligadas à Vale S/A, aspecto fundamental para a apreciação isenta a respeito das circunstâncias do evento sob investigação".

O Ministério Público Federal disse ainda que os serviços serão acompanhados por peritos do MPF e da PF, e desenvolvidos sob a supervisão de consultores técnicos independentes, um deles internacional, "cuja seleção se submeteu aos mesmos critérios que levaram à escolha da Universitat Politécnica de Calaunya, cabendo à Vale S/A, igualmente por força do acordo celebrado com o Ministério Público Federal, o custeio dessa atividade".

O treinamento dos peritos e as ferramentas necessárias para a realização dos trabalhos que apontarão as causas do rompimento da barragem da Vale também serão custeados pela mineradora.

"Considerando a necessidade de prover capacitação técnica a peritos da Polícia Federal para a condução de investigações relacionadas ao rompimento de estruturas e proporcionar ao órgão meios materiais para fazê-lo, deverá a Vale arcar, ainda, com custos de treinamento dos peritos por pessoal especializado e aquisição de softwares e de hardware aptos à realização de apurações dessa natureza, a serem doados àquela instituição policial", afirma outro trecho do comunicado. As informações são do MPF.

Fonte: Notícias da Mineração 

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit