Brasil pode dobrar participação da mineração no PIB em 5 anos, diz ministro

por Instituto Minere em 13/Sep/2022
Brasil pode dobrar participação da mineração no PIB em 5 anos, diz ministro

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, disse que o Brasil pode dobrar a participação da mineração no PIB em cinco anos por meio de novos marcos regulatórios e atração de investimentos, segundo nota divulgada pela organização da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022, aberta nesta segunda-feira.

Sachsida afirmou que é 'plenamente factível' a participação sair dos atuais 2,4% para 4,8%, mediante o aprimoramento da segurança jurídica e da previsibilidade no setor.

'Quando verificamos as grandes diferenças entre Austrália e Canadá na comparação com o Brasil, acredito que as maiores inovações que podemos fazer estão nos nossos marcos legais. São marcos que muitas vezes não estimulam investimentos privados e a pesquisa geológica', disse Sachsida, acrescentando que há áreas no Brasil que estão há 30 anos paradas, sem pesquisa.

O ministro citou o tempo médio de 14 anos entre o pedido de um direito de lavra até o início da atividade como um dos graves problemas da mineração no país e lembrou que a transição energética exigirá grande quantidade de minerais.

Fonte: Epoca Negócios 

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit