PF faz operação contra Usurpação de Minério em Minas Gerais

por Instituto Minere em 07/Dec/2019
PF faz operação contra Usurpação de Minério em Minas Gerais

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (3/12) a Operação Poeira Vermelha – fase Caeté, para combater a extração irregular (sem autorização dos órgãos ambientais competentes) e a usurpação de recursos minerais.

Foram cumpridos cinco mandados judiciais de busca e apreensão, nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima e Sete Lagoas, e apreendidos documentos, quatro pás carregadeiras e dois caminhões caçamba. Os materiais apreendidos irão permanecer à disposição da Justiça Federal para eventual leilão.

No ano de 2019, a Polícia Federal deu início à Operação Poeira Vermelha, para reprimir a prática dos crimes de extração ilegal e de usurpação de recursos minerais. Na primeira fase da operação, realizada em outubro deste ano, foram apreendidos dois caminhões. Também foram identificadas e indiciadas cinco pessoas envolvidas na prática delituosa.

A deflagração de hoje teve por objetivo obter provas sobre o beneficiamento do minério de ferro irregularmente extraído, identificar terceiros compradores e apreender os equipamentos de escavação que estivessem na posse dos investigados.

Até o momento, foram instaurados seis inquéritos policiais que resultaram no indiciamento de vinte pessoas e cinco empresas pela prática dos crimes de extração ilegal de minério, usurpação de bens da União e lavagem de dinheiro, bem como apreendidos nove caminhões, duas retroescavadeiras, uma escavadeira de esteira e quatro pás carregadeiras utilizados nas práticas criminosas.

Se condenados, os envolvidos poderão ser apenados com até 16 anos de prisão e multa.

Fonte: Polícia Federal 

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit