Conheça os Centro de Operações Integradas (COI)

por Juarez Lopes de Morais, MSc, PhD em 26/Nov/2021
Conheça os Centro de Operações Integradas (COI)

 

Os Centros de Operações Integradas (COI) na mineração surgiram nas operações da Austrália, onde as minas operadas no oeste Australiano passaram a ser controladas dos centros integrados instalados nas grandes cidades do litoral sudoeste, de forma remota e a mais de 1.000 km de distância.

Um dos primeiros centros instalados, localizado em Perth, monitora em tempo real as operações da mina ao porto da província mineral de Pilbara, com uma produção de minério de ferro da ordem de 250 Mtano.

Este centro incorporou várias tecnologias, incluindo sistema de despacho eletrônico e gerenciamento de frota de equipamentos de mina, sistema de controle de ferrovia, supervisórios das plantas de tratamento mineral, sistemas de imagens CCTV e transmissão de dados via rádio para comunicação remota com os sites. O centro tb é integrado a cadeia de suprimentos.

A implementação dos COIs exige a unificação de estruturas físicas das salas de controle, implementação de sistemas e tecnologias da indústria 4.0 para monitoramento de dados em tempo real e a transformação desses dados em informações, de forma a facilitar a tomada de decisão com visão sistêmica da cadeia produtiva.

No entanto, o grande ganho com a implementação dos COIs está na mudança do modelo de trabalho e da cultura das empresas, com melhor integração entres as áreas, aumento da disciplina em planejamento e aprimoramento do processo de tomada de decisão. As decisões passam a ser tomadas com visão sistêmica, em detrimento a áreas/silos, em prol do ganho global das operações. O processo colaborativo na tomada de decisão, além de ser muito mais ágil, promove uma cultura de empatia e ideias compartilhadas, aumentando a integração entre as áreas.

 

Mapeamento das interações de trabalho

 

Como a cadeia da mineração é longa e existem inúmeras interações de trabalho no dia a dia da produção, é importante o mapeamento dessas interações para entender o modelo atual de trabalho e construir o novo modelo no conceito e metodologia de um COI. Este mapeamento pode ser feito pela avaliação da estrutura organizacional da empresa, seguida de entrevistas com os colaboradores que executam as funções operacionais, de manutenção, planejamento etc. A recomendação é mapear as interações 'as is', redesenhar o modelo e construir o novo modelo operacional ( 'to be').

A figura abaixo representa as interações típicas do dia a dia das operações sem o conceito de COI. Observa-se um intenso número de interações de trabalho, muitas vezes não organizadas e sistematizadas, entre as diferentes áreas envolvidas na produção. Nota-se também uma redução das interações entre os sites, principalmente entre a mina e as operações do porto.

A figura abaixo mostra as interações de trabalho 'to be', a partir dos conceitos e metodologias do COI, evidenciando uma simplificação, sistematização e padronização nas interações de trabalho da cadeia de valor.

Modelo Operacional no Conceito COI

 

Uma dos grandes benefícios com a implementação de um COI é a mudança do modelo operacional. O COI exige padronização e sistematização da análise de dados e da tomada de decisão, envolvidas no planejamento e no controle da produção. A unificação física das salas de controle, antes locais, para o modelo de centro de operações exige um processo de mudança cultural e do modelo de gestão.

Recomenda-se avaliar o modelo operacional dos processos que integrarão o ambiente compartilhado do centro de operações, identificando riscos/dificuldades, oportunidades de sinergia e ações necessárias para garantir a integração dos processos e os ganhos previstos com a implantação do COI.

Para o sucesso do projeto deve-se revisitar a organização do trabalho, a estrutura organizacional e os papeis e responsabilidades de todos os cargos/funções da cadeia: da geologia e planejamento da mina ao embarque do produto final.

 

 

 

 

Juarez Lopes de Morais, MSc, PhD

Gerente Geral de Planejamento, Desenvolvimento do Negócio e Inovação at Samarco

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit