Gestão de Riscos Geotécnicos na Mineração

Metodologia de Gerenciamento de Riscos Geotécnicos específica para mineração a partir da sistemática de políticas e técnicas para mitigação e controles de riscos, análise de custo-benefício e medidas que preservem a viabilidade das reservas e a segurança

Gestão de Riscos & Mineração

A mineração é uma atividade de risco, conforme estabelecido pela própria NR-22. Nesse contexto, a estabilidade dos maciços e estruturas geotécnicas deve ser assegurada de forma que viabilize financeiramente o empreendimento e garanta a segurança das pessoas, instalações e equipamentos.

Todas essas estruturas apresentam inevitavelmente riscos associados que podem ser baixos ou muito altos. Isso ocorre por diversos motivos, da variação inerente do material geológico ao acerto e interpretação dos dados obtidos. Logo, entende-se como risco o produto da probabilidade de falha da estrutura pela amplitude das consequências no caso de a falha ocorrer.

Detalhes do curso

No curso GESTÃO DE RISCOS GEOTÉCNICOS NA MINERAÇÃO você verá como tomar decisões estratégicas a partir da aplicação sistemática de políticas, procedimentos e práticas de gestão às tarefas de identificação, análise, avaliação, mitigação e controle de riscos geotécnicos. Engloba também a realização de análises custo das medidas voltadas à redução do risco e garantia da segurança de quem atua nessas estruturas.

Partindo de metodologias de análise de risco, voltadas especificamente para cada tipo de estrutura geotécnica de uma mina, sejam elas cavas, barragens, e pilhas de disposição de estéril e rejeitos, você conseguirá identificar os riscos associados a partir da interpretação dos dados, atribuindo condições para equacionar a probabilidade de falha da estrutura e a amplitude das consequências. Facilitando assim, a tomada de decisões para aplicação de métodos de controle, planos de mitigação, e métodos de monitoramento geotécnico, definido assim, um processo de gestão de risco integrado e eficaz.

Além de divulgar a cultura de segurança e compartilhar métodos e ferramentas para sistematizar as ações de mitigação e controle de falhas, este curso pretende desenvolver as capacidades necessárias para os alunos montarem planos ou programas de gestão de riscos geotécnicos adaptados às suas reais necessidades, assegurando a viabilidade dos empreendimentos e a segurança daqueles que os cercam.

Neste curso você irá desenvolver

  • Metodologias de gestão de riscos geotécnicos, com base na análise e avaliação específica do tipo de estrutura da mineração, sejam elas cavas, pilhas ou barragens facilitando assim, as tomadas de decisões para execução de uma gestão de riscos a partir de ações operacionais, procedimentos de inspeção e monitoramento dessas estruturas.

    Assim, com vistas à implantação de um efetivo sistema de gestão de risco destacam-se:

    • Capacidade para identificar riscos e selecionar métodos de controle e planos de mitigação;
    • Métodos de coleta de dados de inspeção, interpretação, hierarquização de dados;
    • Métodos de monitoramento, interpretação dos dados e redução do risco;
    • Métodos, técnicas, instrumentação e projetos de monitoramento geotécnico.

Quem deve fazer o curso

  • Este treinamento foi pensado para 5 grupos principais de profissionais

  • Colaboradores de empresas que são os responsáveis pelas estruturas, gestores e também quem atua na operação;

  • Agentes das organizações públicas ou civis responsáveis por licenciamento ou fiscalização de obras;

  • Colaboradores de empresas que fornecem tecnologia de instrumentação e monitoramento geotécnicos;

  • Consultores e todos os envolvidos na concepção, planejamento, gestão e análise da informação de sistemas de instrumentação e monitoramento;

  • Comunidade acadêmica e estudantes de pós-graduação;

Metodologia

O IM desenvolveu uma metodologia de treinamentos tele presenciais exclusiva. Aqui, as aulas são transmitidas ao vivo dos estúdios IM que são montados com a melhor tecnologia em equipamentos e espaço para que os professores ministrem o conteúdo como se estivessem em sala de aula e que os alunos recebam uma ótima imagem e ainda interajam tirando dúvidas e compartilhando experiências. 

4 FASES DO TREINAMENTO

1 – Plataforma de Ensino: O aluno recebe acesso à Plataforma de Ensino antecipadamente onde encontrará os materiais das aulas e complementares, como vídeos, artigos e e-books. O objetivo é nivelar o conhecimento dos alunos e melhorar o aproveitamento da aula ao vivo. 

2 – Transmissões ao vivo: O aluno assistirá à aula online com os professores e poderá tirar suas dúvidas ao vivo. Para acessar a plataforma, é necessário possuir uma conta no Gmail, caso não possua, crie uma clicando aqui. Enviaremos o acesso a aula ao vivo, minutos antes dela iniciar em nosso grupo social com o aluno e também via e-mail.

3 – Mais 30 dias de acesso: As aulas são gravadas e os vídeos são editados e postados na plataforma de ensino para que os alunos continuem seus estudos com até 30 dias de acesso ao conteúdo com assistência dos professores. 

4 – Emissão do Certificado: Para a retirada do certificado de conclusão do treinamento, o aluno deve ser aprovado em um teste na própria plataforma e o documento é gerado automaticamente com a aprovação.   

Conteúdo Programático

  • Conceitos Aplicados a Gestão de Riscos 
  • A Gestão de Riscos nas Etapas do Projeto de Mineração
  • Políticas e Normas Aplicados a Gestão de Riscos
  • Identificação de Riscos Geotécnicos
  • Métodos de Análise de Riscos
  • Métodos de Análise de Falhas
  • Monitoramento Geotécnico na Gestão de Riscos
  • Controle e Interpretação de dados geotécnicos
  • Mapas de Perigo, Cartas de Controle e Mapas de Riscos Geotécnicos
  • Identificação de Riscos Geotécnicos em Pilhas de Estéril
  • Métodos de Análise de Riscos aplicado a Pilhas de Estéril
  • Métodos de Análise de Falhas
  • Instrumentação e Controle em Pilhas de Estéril, Pilhas de Rejeitos e Pilhas de Estéril e Rejeito
  • Monitoramento e Controle de Pilhas de Estéril, Pilhas de Rejeitos e Pilhas de Estéril e Rejeito
  • Identificação de Riscos Geotécnicos em Cavas

  • Métodos de Análise de Riscos aplicado a Cavas 

  • Fator de Segurança x Probabilidade de Falhas

  • Hidrogeologia no contexto do Risco Geotécnico

  • Métodos de Análise de Falhas

  • Monitoramento e Controle de Cavas de Mineração
  • Identificação de Riscos Geotécnicos em Barragens
  • Métodos de Análise de Riscos aplicado a Barragens
  • Métodos de Análise de Falhas
  • Monitoramento e Controle de Barragens de Mineração

Professor

Engenheiro de Minas, especialista em Geotecnia. Atuando em grandes minas no Brasil desde 2013. Consultor independente e, atualmente, Gerente Técnico de Monitoramento na Hexagon. Áreas de especialização e interesses incluem engenharia de minas, geologia e geomecânica, geologia de engenharia, estabilidade de taludes, instrumentação geotécnica, InSAR, radares interferométricos, estação total robótica, mecânica de rochas e segurança de barragens/minas.

Engenheira de Minas e Geóloga com doutorado e mestrado em geotecnia (NUGEO/UFOP-Brasil/RWTH- Aachen-Alemanha). Foi pesquisadora do Deutsche Akademische Austauschdienst (DAAD) e CNPq na República Federal de Alemanha no Geotechnik im Bauwesen, Rheinisch-Westfaelische Technische Hochschule (RWTH) - Aachen. Possuo sólida experiência adquirida em variados tipos de trabalhos na área de geotecnia em infra estruturas (obras lineares e barragens), mineração e área urbana. Habilidades em gestão de projetos de engenharia, desenvolvimento de metodologias na área de gestão e análise de risco geotécnico para tomadas de decisão. Experiência em coordenação de equipes multidisciplinares. Consultora de Geotecnia, na área de infra-estrutura de barragens de rejeitos, obras lineares, mineração e área urbanas.

Investimento

1º Lote (Até 14/03/2024)

R$ 1249,00

a vista no boleto ou em até 10x no cartão de crédito com juros*

2º Lote (Até 14/05/2024)

R$ 1499,00

a vista no boleto ou em até 10x no cartão de crédito com juros*

Com a palavra, nossos clientes

Instituto Minere vem se destacando como importante formador de mão-de-obra especializada em mineração, preenchendo uma lacuna deixada pelas universidades na formação técnica tão preciosa às mineradoras.

Mario Trota

Geólogo Consultor em Exploração Mineral

As mídias do IM compartilham conteúdos muito interessantes e que agregam alto valor ao nosso conhecimento. A política de desconto a ex-alunos e a acessibilidade aos responsáveis complementam os benefícios. Parabéns!

Diego de Arvelos Nicolau

Engenheiro Geólogo - KINROSS

O IM nos concede uma ótima oportunidade de estarmos atualizados e sermos profissionais cada vez mais preparados para enfrentar os desafios do mundo moderno. Parabéns ao IM por trabalhar em prol do desenvolvimento da atividade mineradora!

Leonardo Souza

Consultor - CLGeo Soluções em Geologia e Mineração

© Instituto Minere

by nerit