Principais usos das barragens e suas aplicabilidades

por Luiz Paniago em 26/Oct/2018
Principais usos das barragens e suas aplicabilidades

Barragens são estruturas, normalmente, de grande proporção e que influenciam não só a área onde é concebida, mas suas adjacências urbanas e rurais. A instalação em si de uma barragem afeta todo ecossistema por ela englobado e a sistemática daquela bacia hidrográfica, ocasionando:

• Modificações de ecossistemas e do regime fluvial;

• Alteração na qualidade da água;

• Interrupção ou alteração da migração de peixes;

• Submersão de locais de interesse arqueológico, paleontológico ou histórico;

• Aumento de doenças ligadas à água;

• Sismicidade induzida.

Os benefícios que as barragens proporcionam são incontáveis. Tais benefícios vão desde a produção de energia elétrica, passando pelo abastecimento de água para uso humano e/ou uso industrial, a irrigação, navegação, lazer e turismo, a disposição de rejeitos e/ou sedimentos em uma mineração e/ou de resíduos industriais, além de influenciar na regularização de vazões atenuando os efeitos das enchentes e das secas nos locais onde ele se instala e tem influência.

Um item que vem tendo bastante destaque no que se refere às barragens é o turismo. Atualmente é possível fazer visitas guiadas a Itaipu e a depender do perfil dos visitantes, adentrar nas famosas catedrais (interior do barramento principal) para se ter uma visita mais técnica que turística. Em Hover Dam (EUA), existe também as visitas guiadas com vídeos educativos da época de sua construção. Tais visitas são importantes não só para o público técnico mas, em maior grau de importância, ao público leigo no tema, pois é explicitado importância que uma barragem incorpora em si e a necessidade dela existir.

Por outro lado, as barragens e seus reservatórios mantêm potencial de risco, o qual não deve ser menosprezado, tendo em vista os danos materiais e de perdas de vida, provocados por seu mal funcionamento ou seu eventual rompimento. Imaginemos, em menor proporção, a problemática que um pequeno incidente que ocasione a interrupção no abastecimento de água ou a produção de energia elétrica pode causar a terceiros se não for sanada em um espaço de tempo exíguo.

Para alguns, as barragens são estruturas que geram mais malefícios que benefícios, mas esta afirmação cai por terra ao se verificar que tais benefícios afetam diretamente, até os mais críticos destas estruturas. As barragens nos proporcionam energia elétrica, água encanada em nossas casas, viabilizam empreendimentos mineiros e industriais, além de promover lazer em certos locais onde são instalados.

As vantagens e desvantagens da construção de uma barragem e seu impacto no meio social e ambiental devem ser avaliadas inicialmente nos estudos de viabilidade e aprofundados nas seguintes etapas de projeto. O certo é que as barragens são construídas com um fim específico necessário e a decisão de construí-la foi tomada após diversos estudos sobre a forma de sua implantação de se analisar outras formas de se ter o produto ou o uso destas barragens.

As barragens se assemelham às pessoas pois enfraquecem com o avanço da idade. Caso não haja uma manutenção adequada, uma barragem evolui naturalmente para um problema sério, portanto uma manutenção especializada e perene é essencial para manter uma barragem segura e estável.

Luiz Paniago

Geólogo pela UnB, mestre em Geologia Econômica e Prospecção pela UnB. Especialista Segurança de Barragens pela UFBA e ANA-PTI/Itaipú Binacional. Gestor de Segurança de Barragens e Especialista em Recursos Minerais. Green Belt e Black Belt em metodologia Six Sigma - melhoria contínua de processos. Experiência como Analista Ambiental. Especializado em prospecção mineral focada em recursos e reservas minerais metálicas. 

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit