O que o ESG significa para a indústria de mineração?

por Instituto Minere em 30/Dec/2022
O que o ESG significa para a indústria de mineração?

O ESG – ambiental, social e governança – e as questões que abrange não serão novidade para a indústria de Mineração, embora o termo possa ser desconhecido. As mineradoras há muito lidam com assuntos relacionados à agenda 'verde' ou de sustentabilidade, mas o ESG agora reúne todos esses temas em uma estrutura abrangente que pode ajudar uma mineradora a navegar e equilibrar os benefícios para o planeta, as pessoas e o lucro com sucesso.

O ESG ganhou destaque principalmente por meio de investidores que exigem maior atenção a questões e dados ambientais, sociais e relacionados à governança. Em suma, os investidores estão começando a olhar além das demonstrações financeiras e agora querem considerar a ética, a vantagem competitiva e a cultura de uma organização de mineração. Eles também propuseram novos padrões e estruturas em relação aos quais os investimentos em mineração devem ser medidos.

Nesse contexto, pode ser difícil para as empresas de mineração navegar pelo que é importante e como deve ser relatado. As seguintes questões são cobertas pela agenda ESG para a indústria de mineração:

  • Meio ambiente: biodiversidade, serviços ecossistêmicos, gestão da água, resíduos / rejeitos de minas, ar, ruído, energia, mudanças climáticas (pegada de carbono, gases de efeito estufa), substâncias perigosas, fechamento de minas.

  • Social: direitos humanos, uso da terra, reassentamento, pessoas vulneráveis, gênero, práticas trabalhistas, saúde e segurança do trabalhador/comunidade, segurança, garimpeiros, fechamento/após o uso da mina.

  • Governança: conformidade legal, ética, antissuborno e corrupção (ABC), transparência.

Dentro disso, as mineradoras precisam considerar se existem riscos ambientais, sociais ou de governança que possam afetar sua capacidade de: levantar capital; obter licenças; trabalhar com comunidades, reguladores e ONGs; e/ou proteger seus ativos de imparidades. E então pode haver oportunidades para: reduzir contas de energia e água ou emissões de carbono; melhorar o desempenho operacional; melhorar as relações comunitárias e regulatórias; e gerenciar a viabilidade de fechamento.

Muitos negócios de mineração e minerais já estão dando passos ativos em sua agenda ESG; identificando suas prioridades e medindo seu desempenho. Mas, em nossa experiência, os benefícios reais surgem quando você vai além da medição e age para melhorar.

Este é o primeiro de uma série de artigos sobre ESG na Mineração. O próximo artigo identificará as quatro razões pelas quais a indústria de mineração deve atuar em ESG.

 

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit