ISO 31.001: Instrumento em prol da gestão de compliance interna comporativa

por Grace Ladeira Garbaccio em 30/Aug/2018
ISO 31.001: Instrumento em prol da gestão de compliance interna comporativa

Conhecida como a norma de gerenciamento de riscos, a ISO 31.001: 2018 oferece diretrizes, princípios, estrutura e um processo para gerenciá-los. Não há restrição quanto ao tipo de organização, bem como ao seu tamanho, atividade desenvolvida ou setor de atuação.

Seu uso pode auxiliar uma organização, pública ou privada, a aumentar a probabilidade de atingir seus objetivos, sejam eles corporativos ou regionais, assim como aperfeiçoar a identificação de oportunidades e ameaças, além de permitir uma alocação mais eficaz de recursos financeiros e humanos no tratamento de seus riscos.

E é neste contexto, que o emprego dos pilares da ISO 31.000, no que tange à gestão de Compliance é extremamente frutífero, pois a mesma permitirá identificar os potenciais riscos de descumprimento de regras, internas e externas, seja pelo Conselho Deliberativo, seja pela alta diretoria, seja pelos seus funcionários, seja pelos seus fornecedores - diretos e indiretos – etc, bem como contribuir no processo de seus controles e na busca incansável de sua mitigação de forma eficaz.

Usada pelos programas de auditorias, interna e externa, a implementação de uma boa gestão de riscos vai ao encontro da gestão de compliance, no que tange ao aspecto da PREVENÇÃO, voltada para acoes proativas.

Como um modelo internacionalmente reconhecido, as organizações, que utilizam a gestão de riscos, poderão comparar suas práticas - benchmark nacional e internacional -, entre as unidades no Brasil e no exterior, bem como comparar com outras empresas e segmentos produtivos.

Desta forma, a gestão de Compliance também poderá se aperfeiçoar à medida que novos riscos são identificados e que acoes preventivas poderão ser implementadas, visando à uma sólida a governança corporativa.

Conforme apresentação abaixo, a criação de valor e proteção estão intrinsecamente ligadas ao processo de gestão de risco, bem como às características da liderança e comprometimento organizacional.

Fonte: http://dqs-cfs.com/2018/03/keeping-risk-management-simple-revised-iso-310012018/

Que tal trabalharmos algumas noções da gestão de risco para termos um Compliance ainda mais eficaz?

Realizaremos um curso com profissionais que são referência no mercado, sendo eles: Clóvis de Barros, Charles Moumouni, Grace Garbaccio e Marcelo Vidigal. Clique no banner abaixo e saiba todos os detalhes.

Grace Ladeira Garbaccio

Professora convidada da Faculdade de Direito da Universidade Laval, em Quebec/Canadá; Consultora na área de Compliance e Sustentabilidade: Palestrante do Seminário Ética, Compliance e Risco Operacional em Brasília; Professora das disciplinas de Compliance na FIA e na ESPM; Executiva com larga experiência profissional internacional e nacional em empresas, tais como Vallourec (headquarter), Vallourec&Sumitomo, Saint-Gobain, Anglo American e Votorantim Energia; Doutora e Mestre em Direito pela Universidade de Limoges/França, reconhecido no Brasil pela UFSC.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit