Descubra como os geocientistas estão medindo a atividade sísmica para uma mineração sustentável

por Instituto Minere em 18/Aug/2021
Descubra como os geocientistas estão medindo a atividade sísmica para uma mineração sustentável

A exploração de mineração costumava exigir escavações demoradas e perfurações caras. Mas agora, uma equipe de geofísicos da Universidade de Witwatersrand em Joanesburgo, África do Sul, desenvolveu uma nova forma de detecção de minerais que usa a atividade sísmica para apontar onde novas minas poderiam ser construídas.

A abordagem da equipe usa cabos longos chamados streamers terrestres, colocados no solo ou 300 a 3.500 metros abaixo do solo perto de locais de minas anteriores.

Estes dispositivos detectam a atividade sísmica criando imagens de alta resolução da formação rochosa no subsolo, indicando onde pode haver depósitos minerais. Os sensores nos streamers terrestres, que têm bateria de até um mês, coletam dados de forma autônoma para ajudar a encontrar os recursos vitais para a economia da África do Sul, como ouro e platina.

A abordagem de mineração sustentável deste projeto é crítica para o meio ambiente da África do Sul e sua economia.

Usar o sistema sísmico mais barato desenvolvido por esta equipe reduz a logística de campo típica que acompanha a exploração tradicional. Por meio desse sistema, novos depósitos minerais podem ser descobertos, reduzindo o custo geral e o impacto ambiental.

Essa inovação vem da engenhosidade dos geocientistas. Esta disciplina inclui vários campos relacionados ao estudo de como a superfície da Terra foi formada e como os sistemas de água e ecossistemas interconectados afetam os recursos naturais usados ​​todos os dias.

 

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit