Documentos primordiais na elaboração do QC Geotécnico

por Márcio Leão em 02/Jun/2022
Documentos primordiais na elaboração do QC Geotécnico

 A Garantia de Qualidade (QA) é um sistema implantado para maximizar a eficácia do programa de Controle de Qualidade (QC). O processo de QA ajudará a medir a eficácia dos esforços de QC a fim de fornecer informações para a melhoria contínua do trabalho e auxiliar na identificação de necessidades de desenvolvimento técnico.

O objetivo principal de um programa QA é garantir que todos os elementos do processo de QC ocorram no momento certo e que os padrões aplicáveis sejam aplicados de forma eficaz. Ao coletar e processar informações relativas à conexão entre processos de qualidade e resultados. Deve-se notar que a intenção é que o processo de QA não afete a entrega de projetos individuais.

O processo de QA ajudará no desenvolvimento de uma visão de todas as necessidades atuais em relação ao conhecimento técnico e competência. A avaliação se os projetos são bem-sucedidos ou fracassados e o papel do programa de QC, em garantir o sucesso, fornecerão dados a serem usados na identificação de lacunas ou pontos fracos na base de conhecimento atual.

Além da conformidade específica do projeto descrito acima, o processo de QA destina-se a permitir a melhoria contínua tanto no programa de QC quanto na comunidade de prática que fornece serviços geotécnicos para projetos.

Para atingir os objetivos, o processo de QA precisará ser objetivo, transparente e comunicado de forma eficaz.

Documentos envolvidos na elaboração do QC Geotécnico A documentação do processo de controle de qualidade é necessária para permitir a garantia de que o processo de QC foi concluído de acordo com os requisitos e para permitir a conclusão subsequente da garantia de qualidade.

A documentação precisa ser contemporânea ao trabalho que está sendo concluído e não deve ser adiada para o final do projeto. Cada etapa da documentação deve ser concluída e registrada de forma a garantir aos revisores subsequentes que o processo de Controle de Qualidade foi concluído em tempo hábil e implementado ao longo da vida do projeto, em vez de ser montado às pressas no encerramento.

Comentários e notas de revisão devem ser feitos por escrito, na medida do possível, para promover uma boa comunicação e minimizar mal-entendidos. No entanto, na medida do possível, todas as avaliações devem ser apresentadas verbalmente ao avaliado. Isso estabelece uma relação pessoal que ajuda a atenuar possíveis conflitos.

 

Márcio Leão

É Pós-Doutor em Geotecnia pela UFV, Doutor em Geologia de Engenharia pela UFRJ, Doutorando em Geotecnia pela UERJ, Mestre em Geotecnia pela UERJ, Mestre em Geologia de Engenharia pela UFRJ, possui MBA em Gestão de Projetos pela USP e Bacharel em Geologia pela UFRJ. Geólogo com 13 anos de experiência em planejamento de obras de arte de engenharia civil, nacionais e internacionais. É Docente de Graduação e Pós-graduação. É Pesquisador e Consultor nas áreas de Geologia de Engenharia e Geotecnia, com ênfase em mecânica das rochas, mecânica dos solos, barragens, túneis, taludes e meio ambiente, investigações de campo e ensaios de laboratório e in situ, bem com instrumentação geotécnica. É Membro de Comissões Técnicas, de Corpo Editorial e Revisor Ad hoc de Periódicos nacionais e internacionais.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit