Brasil se destaca na PDAC 2024 como potência em minerais críticos para a transição energética

por Othavio Marchi em 09/Apr/2024
Brasil se destaca na PDAC 2024 como potência em minerais críticos para a transição energética

O Brasil mostrou em Toronto (Canadá) porque é um dos players mais importantes do mercado mineral internacional, especialmente para a transição energética. Entre os dias 3 e 6 de março, acompanhei a maior convenção mundial de exploração mineral e mineração, a Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC). Com 26.926 participantes de mais de 130 países, dentre eles 1.100 expositores e 700 palestrantes, segundo a comissão organizadora, o evento, que é realizado desde 1932, reuniu expoentes do setor em busca de novas oportunidades e parcerias.

Ao longo dos dias de convenção houve uma série de eventos de relacionamento para investidores, analistas e CEOs do mercado global, autoridades governamentais e representantes de empresas de diversos segmentos que compõem a cadeia mineral.  

O Brasil foi reconhecido como potência em minerais críticos para a transição energética, como lítio e terras raras, essenciais ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis como baterias, aerogeradores eólicos, placas solares e células a combustíveis, entre outros.

A 18ª edição da Conferência Brasil-Canadá, organizada pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (BCCC), em conjunto com a ADIMB (Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro), foi um destaque da edição deste ano. A maior delegação brasileira já registrada participou ativamente do evento, promovendo o Brasil Pavilion no Trade Show do PDAC e realizando atividades direcionadas, como o seminário Brazilian Mining Day, que evidenciou o potencial do setor mineral brasileiro.

Tive a oportunidade de observar o intenso envolvimento dos brasileiros na apresentação dos avanços de nossa legislação em direção a uma exploração responsável aos representantes de empresas e investidores internacionais interessados em iniciar atividades em nosso setor mineral, além da nossa capacidade de fornecer recursos técnicos para contribuir com as melhores práticas e meios para se obter sucesso e minimizar riscos, seguindo uma forte agenda ESG.

Os objetivos da missão brasileira na PDAC incluíram a apresentação do ambiente jurídico e de licenciamento brasileiro, que tem se baseado nas melhores práticas de ESG, e a promoção de empresas, entidades e infraestrutura do país para investidores internacionais.

Com a próxima edição do PDAC já agendada para os dias 2 e 3 de março de 2025, o Brasil espera manter seu sucesso e protagonismo no mercado mineral, consolidando-se como um dos principais destinos para investimentos em exploração e mineração.

Othavio Marchi

Diretor Executivo da DF+ Engenharia Geotécnica e Recursos Hídricos Ltda.
Ao longo da jornada como Geotécnico da DF+, fui responsável técnico por mais de 180 projetos de estruturas geotécnicas para mineração. Atualmente atuamos no desenvolvimento de projetos nas áreas de mineração, infraestrutura e energia. Desde a sua concepção, implantação, operação até o descomissionamento

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit