4 razões pelas quais a indústria de mineração deve agir em ESG

por Instituto Minere em 30/Dec/2022
 4 razões pelas quais a indústria de mineração deve agir em ESG

As questões ESG (ambientais, sociais e de governança) estão em alta na agenda das empresas do setor de mineração e minerais. Aqui estão quatro razões pelas quais acreditamos que uma resposta proativa em ESG beneficiará qualquer empresa de mineração.

1: Investidores, credores e clientes se preocupam com ESG

Em nossa experiência, hoje poucas transações são feitas sem uma revisão das questões ASG. O investimento e a compra responsáveis ​​são uma realidade e os investidores, credores e clientes agora querem ver e ser informados de que as questões ESG estão em mãos. Essa necessidade de demonstrar um histórico de bom desempenho ESG agora só aumentará; e a falha em agir positivamente acabará por reduzir o acesso a clientes e financiamento e/ou aumentar o custo do financiamento. Bom ESG = financiamento mais e mais barato para o seu próximo projeto.

2: Governos, reguladores, ONGs, funcionários, comunidades... também estão observando

As partes interessadas internas e externas estão exigindo cada vez mais transparência e desempenho em questões ESG. As empresas de mineração e mineração e suas partes interessadas enfrentam desafios em muitas frentes, incluindo desempenho relacionado a mudanças climáticas, energia, água, saneamento, uso da terra, serviços ecossistêmicos, alimentação, educação, saúde, infraestrutura local, pessoas vulneráveis ​​e corrupção.

As prioridades serão específicas para cada empresa e até mesmo para minas individuais, mas ter os interesses e a agenda alinhados para todas as partes interessadas só pode ajudar a todos os envolvidos.

3: Você evita os riscos inevitáveis ​​que acompanham o baixo desempenho ESG

Ninguém gosta de assumir riscos desnecessários, especialmente quando podem atrapalhar ou até interromper um projeto crítico. Aqui estão apenas alguns dos riscos ESG que podem ser evitados se você gerenciar essa agenda de forma proativa:

  • Comunidades infelizes interrompendo expansões ou operações em uma mina.

  • Barragens de rejeitos com falha e poluição ambiental resultando na perda de licenças, interrupção das operações e responsabilidade civil ou criminal.

  • Planejamento e projeto deficientes, expondo a infraestrutura a riscos físicos de mudanças climáticas.

  • Um uso ineficiente de recursos escassos, como água e energia, ameaça a continuidade dos negócios

  • Saúde e segurança precárias no local de trabalho, resultando na perda de licenças, interrupção das operações e responsabilidade civil ou criminal.

4: Você se beneficia de oportunidades significativas por meio de um forte desempenho ESG

ESG não é apenas gerenciar ou evitar o lado negativo. Há também muito potencial de valorização a ser perseguido, incluindo:

  • Um histórico de desempenho e fortes relações com as partes interessadas que lhe dão acesso a recursos, financiamento, clientes e cronogramas de desenvolvimento mais rápidos.

  • Economias significativas em áreas como custos reduzidos de energia, melhor uso da água e gerenciamento mais eficaz e eficiente de muitos outros recursos.

  • A capacidade de atrair e reter as melhores pessoas do setor. Deixe toda a equipe orgulhosa e com vontade de trabalhar para você.

O próximo passo para qualquer negócio de mineração agora deve ser não apenas descobrir onde estão os principais riscos e oportunidades ESG, mas também colocar essa agenda em ação, fazer melhorias e obter os benefícios para todos.

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit