A sigla QA/QC significa quality assurance and quality control que podemos traduzir por controle e garantia de qualidade. É amplamente utilizado na produção industrial e também pelo setor de mineração, principalmente em países como Austrália e Canadá - onde já é regra - e vem sendo difundido e implantado também na mineração brasileira.

Os programas de Controle e Garantia de Qualidade (QA/QC) na mineração orientam principalmente quanto aos procedimentos, técnicas e ferramentas essenciais para os trabalhos de amostragem, banco de dados, ensaios de laboratórios químicos e físicos, enfim, em tudo o que se refere à cadeia produtiva de prospecção e exploração mineral para dar transparência, materialidade e competência aos dados gerados nos projetos.

Isso faz com que os projetos fiquem preparados e organizados para auditorias internas ou externas, elimina as más práticas, melhora a produtividade das equipes, deixa o empreendimento mais atrativo para investidores e mostra a qualidade dos colaboradores.

Veja nesse e-book os conceitos básicos de QA/QC, sua origem, significado e mais aplicações na indústria mineral, tudo organizado de forma simples e objetiva. Confira!