Projetos Técnicos para o Licenciamento Ambiental

Sobre o Curso

EIA, RIMA, RCA, PCA, PUP, PTRF, PRAD e PAFEM. Todos os estudos necessários para a realização da Regularização e Licenciamento Ambiental.

DETALHES DO CURSO:

O curso de Projetos Técnicos para o Licenciamento Ambiental foi elaborado de forma a abranger os aspectos metodológicos necessários à elaboração dos principais estudos exigidos no âmbito da regularização ambiental de empreendimentos. Dessa forma, este escopo foi estruturado para abranger amplamente a grande diversidade de formações profissionais, envolvidos nos estudos ambientais do Licenciamento.

O conteúdo que será ministrado neste curso vai possibilitar a capacitação e o aprimoramento técnico para a elaboração de projetos necessários ao licenciamento, com ênfase na sua implantação e execução prática. Além de trabalharmos com base nos termos de referências dos órgãos ambientais, que instruem para a elaboração dos projetos técnicos, será dada ênfase, durante o curso, em situações e empreendimentos reais. Dessa forma, através de estudos de casos concretos, exemplos práticos e simulações, será possível adquirir conhecimento necessário ao exercício profissional no âmbito das atividades frente ao Licenciamento Ambiental. 

As aulas vão abordar conteúdos relacionados aos estudos necessários à realização da Regularização e Licenciamento Ambiental, com ênfase nos principais e mais complexos, tais como EIA, RIMA, RCA, PCA, PUP, PTRF, PRAD e PAFEM.

Com este curso, o aluno terá a vivência prática, através de exemplos de casos reais, da elaboração dos principais estudos e projetos técnicos que compõem o processo de Licenciamento Ambiental, capacitando-se para atuarem em diversas fases da instalação e operação de empreendimentos. 

Dessa forma, os profissionais estarão capacitadas para realizar e gerenciar a elaboração dos Projetos para o Licenciamento Ambiental, assim como terão a capacidade de avaliarem a correção de estudos contratados garantindo que o processo seja realizado de forma adequada e atendendo às exigências dos órgãos ambientais competentes, de forma aliada às necessidades e demandas de sua empresa. Portanto, este curso de Projetos Técnicos para o Licenciamento Ambiental se aplica aos profissionais multidisciplinares envolvidos na regularização ambiental de empreendimentos diversos, tais como engenheiros, biólogos, geógrafos, geólogos, entre outros, abrangendo tanto os profissionais que atuam nos setores públicos e privados, quanto nos órgãos ambientais e fiscalizadores. 

METODOLOGIA:

O curso será composto por atividades preliminares, consistente na leitura de material previamente encaminhado aos alunos, aulas expositivas, nas quais será estimulada a participação dos participantes através de debates sobre os temas abordados e, ainda, estudo de casos.

QUEM DEVE FAZER

O público alvo deste curso será de profissionais multidisciplinares, em diversas modalidades de formação como as áreas de Engenharia (ambiental, florestal, de minas, civil, geológica, entre outras), bem como Biologia, Geologia, Ecologia, Geografia, Gestão Ambiental, Direito Ambiental e Minerário, Sociologia, etc.

O curso será voltado ao amplo público que atua nas áreas de Licenciamento Ambiental, executando projetos e estudos referente aos Meio Físico, Meio Biótico e Socioeconômico. Assim, o curso permitirá ao público um entendimento amplo e geral das exigências para a elaboração dos Projetos necessários à cada fase do Licenciamento, podendo ser aplicado à todas as modalidades de empreendimentos e tipos de Licenças Ambientais.

BENEFÍCIOS

Vantagens para as empresas investirem nesse curso

Os profissionais que realizarem este curso serão capacitados para a elaboração dos Projetos e Estudos necessários às diferentes fases do processo de Licenciamento Ambiental. Assim, poderão contribuir para a gestão ambiental nas diversas áreas de atuação profissional, de forma a garantir maior efetividade e correção na regularização ambiental dos empreendimentos, ganhando maior agilidade e otimizando recursos. Após este curso, os profissionais desenvolverão um potencial de maior assertividade em seu trabalho, evitando retrabalhos e revisões, o que certamente trará grandes benefícios para as empresas tanto para agilizar os processos de Licenciamento Ambiental, quanto na entrega adequada dos produtos solicitados pelo Órgão Ambiental e Clientes. 

Quais as vantagens para a carreira do profissional?

• Capacitar-se para participação e gestão de equipes multidisciplinares para a elaboração de Projetos e Estudos do Licenciamento Ambiental;

• Capacitar-se para elaborar os documentos necessários exigidos pelos órgãos ambientais para o Licenciamento;

• Aprender a realizar Laudos, Estudos e Relatórios para a Gestão e Licenciamento;

• Capacitar-se para a coleta e registro de evidências em campo;

• Melhoria na capacidade analítica quanto à coleta de dados in loco;

• Desenvolver a capacidade para avaliação de estudos e projetos contratados, em relação ao Termo de Referência exigidos pelos órgãos ambientais;

• Capacitar-se quanto aos princípios básicos para a elaboração de estudos necessários aos meios bióticos, físico e socioeconômico;

• Aprimorar a capacidade de análise e discussão de laudos técnicos e diagnósticos ambientais;

• Analisar resultados e diagnósticos técnicos, que sejam consistentes para a consolidação de relatórios finais no âmbito do Licenciamento.

REQUISITOS PARA O CURSO

Para realizar o curso, você precisa de trazer o seu computador pessoal ou tablet, pois grande parte do curso será de aulas práticas e vamos precisar de utilizar editores de texto e visualizadores de PDF.

?

?

?

Fale conosco

Quer receber mais informações, atualizações e promoções deste curso?

Junte-se a nossos parceiros

que acompanham e recomendam o IM

Assine nossa newsletter