Perícia e Valoração de Danos Ambientais

Sobre o Curso

Os temas abordados fornecerão conhecimento teórico e prático necessários à realização de perícias ambientais para diversas finalidades.

DETALHES DO CURSO:

Perícia e Valoração de Danos Ambientais são conteúdos que andam juntos. Em uma atividade de perícia é importante que o profissional saiba valorar os danos ambientais. Por isso, o Instituto Minere criou um curso onde estes conteúdos se completam e  convergem em uma aula pratica de campo onde as duas matérias são postas em prova.

Além de aprender a realizar laudos, estudos e relatórios para perícia ambiental é trabalhado também de forma estratégica a valoração, remediação e responsabilização por danos ambientais, subsidiando a realização de perícias e utilizando ferramentas práticas como a VERA (Valor Econômico do Recurso Ambiental) onde a tarefa é calcular o valor monetário dos danos ambientais causados por um empreendimento fictício.

Os temas abordados fornecerão conhecimento teórico e prático necessários à realização de perícias ambientais para diversas finalidades e na contribuição para o controle de danos e acidentes ambientais, promovendo estratégias de prevenção de situações de risco eminente. 

Este curso fornecerá ferramentas para os profissionais interessados em integrar equipes de perícia ambiental, na sua área de formação como perito ambiental ou como assistente técnico em perícia judicial ou extrajudicial ou pré-processual. 

QUEM DEVE FAZER ESSE CURSO?

Este curso foi delineado para profissionais com formação multidisciplinar, que buscam Atuar na área de Laudos, Estudos e Perícia Ambiental, tais como:

Biólogos, geógrafos, advogados, engenheiros (químico, de segurança do trabalho, industrial, sanitário, civil, ambiental), administradores, agrônomos, ambientalistas, economistas, geólogos, arquitetos, urbanistas, entre outros.

METODOLOGIA

O curso Pericia e Valoração de Danos Ambientais apresenta uma exposição técnico-teórica em sala de aula onde os temas serão amplamente debatidos e após esta está etapa é realizada uma aula pratica de campo com a realização de análise e coleta de dados para a elaboração de laudos, estudos e relatórios de perícia ambiental. Nessa aula também é realizada a valoração ambiental através do método VERA (Valor Econômico do Recurso Ambiental) onde a tarefa é calcular o valor monetário dos danos ambientais causados por um empreendimento fictício.

DESENVOLVA:

- Capacitação para atuar em equipes multidisciplinares para a realização de perícia ambiental
- Elaboração de laudos, estudo e relatórios para pericia ambiental 
- Capacidade para avaliação de danos ambientais e valoração econômica voltada a reparação dos danos 
- Avaliação de áreas degradadas, bem como proposição de metodologias de Recuperação de Áreas Degradadas;
- Capacitar-se quanto aos princípios básicos para coleta de vestígios relacionadas aos meios bióticos, físico e socioeconômico;



?

?

?

Fale conosco

Quer receber mais informações, atualizações e promoções deste curso?

Junte-se a nossos parceiros

que acompanham e recomendam o IM

Assine nossa newsletter