Do Trabalho Especializado ao Trabalho do Conhecimento

“Se você acha a educação cara,
experimente a ignorância” 
Derek Bok

Em tempos bons ou ruins na economia mundial, uma coisa não muda no mercado de trabalho: o conhecimento é um diferencial competitivo no mundo empresarial para profissionais que querem se manter em evidência e ter sucesso em suas carreiras.

O centro de gravidade da força de trabalho já mudou do trabalho especializado para o trabalho do conhecimento. Isso mesmo, o trabalho do conhecimento. E isso vai exigir mais de todos nós pois seremos obrigados a ter flexibilidade e capacidade de continuar aprendendo para o resto de nossas vidas. Ou seja, quer continuar no jogo? Keep learning to keep walking.

Hoje, qualquer setor da economia sofre grandes mudanças da noite para o dia devido às oscilações da economia e também às mudanças boas que surgem com o desenvolvimento tecnológico. A tecnologia chegou com tudo e as ferramentas estão cada vez mais acessíveis para quem tiver condições de aquisição e preparação para usá-las.

O mesmo mercado que as vezes reclama de um “apagão” de mão de obra, mostra toda sua contradição quando vemos o grande contingente de pessoas procurando emprego. Há uma certeza em tudo isso: profissionais altamente qualificados, que dominam conceitos, tecnologia e ferramentas de ponta, que entendem e sabem usar ao seu favor os aspectos técnicos e legais que regulamentam o setor que atuam e que tem uma boa visão de mercado – essa se aplica à própria gestão de sua carreira – aliado a um bom networking, conseguem ainda bons resultados e se destacar em suas empresas ou negócios garantindo o sucesso em suas carreiras.

Quer se manter competitivo nesse mercado cada vez mais exigente? Só há uma resposta para essa pergunta: Capacitação contínua, aprender e continuar se atualizando, se reinventando e não temendo o que há de novo.

Gustavo Cruz – Diretor Executivo no Instituto Minere

Veja o que o IM tem a mais para você - Clique aqui



DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO