QAQC - O tema da atualidade. Será?

QAQC, o tema da atualidade

 

Mas o que é o QAQC?

O QA são procedimentos de GARANTIA DA QUALIDADE, ou seja, é a definição da melhor maneira de se fazer algo. O QC são procedimentos de CONTROLE DA QUALIDADE, ou seja, são os meios para que o QA seja atendido.

Devido a um processo de divulgação distorcido o QAQC foi resumido a implantação de ferramentas de controle em laboratórios de preparação física e química (duplicatas, padrões e brancos). QAQC é um processo complexo, que envolve diversas fases do empreendimento.

A garantia da qualidade tem uma definição ampla fora da indústria de mineração e foi definido como: "Todos aqueles projetos ou ações sistemáticas necessárias para proporcionar a confiança adequada que um produto ou serviço de forma que esse irá satisfazer as necessidades atribuídas"(Kirschling, 1991).

O controle de qualidade é um aspecto da garantia de qualidade. A diferença entre os dois conceitos é descrita pela Vaughn (1990), como "garantia de qualidade no contexto é o alívio da preocupação com a qualidade de um produto. Os planos de amostragem e controle de auditorias de qualidade são dispositivos concebidos para suprir parte desta garantia ".

Cabe destacar que QAQC não é um conceito recente e que a preocupação do dono do negócio com a qualidade do material é muito antiga. Em 1556, Georgius Agricola em seu livro De Re Metallica(“Da natureza dos metais”), afirmou:

“A prudent owner, before he buys shares, ought to go to the mine and carefully examine the nature of the vein, for it is very important that he should be on his guard lest fraudulent sellers of shares should deceive him”.
"Um proprietário prudente, antes de comprar ações, deveria ir a mina e cuidadosamente examinar a natureza do veio, (...) para que vendedores fraudulentos de ações não o engane".

Do ponto de vista dos códigos internacionais, a exigência do QAQC é para que o investidor tenha consciência da qualidade da informação, é para que o mesmo possa avaliar o risco de confiar no que está sendo publicado para tomadas de decisões em relação a empresa/projeto.

Do ponto de vista dos “donos do negócio” o QAQC define a confiança de se avançar para próximas fases do empreendimento, e o risco associado a novas ações. Mesmo empresas não listadas em bolsas deveriam ver no QAQC o meio de mensurar o risco, uma vez que os controles de qualidade têm alicerces em “grau de confiança”/precisão.

QAQC não é custo é investimento, não podemos considerar custo algo que agregará valor ao empreendimento. QAQC não é para terceiros, não é algo que deve ser feito para cumprir exigências internacionais, ele deve ser visto como algo que garante tomadas de decisões bem direcionadas. Uma decisão é tão boa quanto for o dado na qual ela se baseia.

 

 

foto Professora Marcela Taina  

Marcela Taina

Marcela é Bacharel em Geologia (USP), especializada em Petrologia e Geoquímica pela mesma instituição. É Membro da Australian Institute of Geoscientists -“CP” -Membership Number 5181. Destaque recentemente em 2013 e 2014, participando como CP responsável pelo QAQC (elaboração e/ou gestão e/ou auditoria) dos projetos de grandes players nacionais.



DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO