QAQC: Quem é o responsável?

Para qualquer empresa armazenar dados relacionados é de vital importância, o banco de dados tem a função de controlar as operações. Todo o trabalho de qualidade busca conhecer e reduzir as magnitudes dos erros na base de dados.

Associados aos experimentos de amostragem há erros “não controlados”. No entanto, espera-se que esses fossem os menores possíveis. Assim, é importante desenvolver um plano e procedimentos de amostragem apropriados ao objetivo que se busca.

”Para saber se o bolo de chocolate está bom, basta comer uma fatia”. Esta é a idéia essencial da amostragem: obter informação sobre o todo, examinando apenas uma parte. É fundamental integrar conceitos geológicos na coleta de dados e avaliação de cada fase de amostragem, de modo a assegurar que os dados são usados de maneira eficaz. Procedimentos de uma operação ou unidade geológica não devem ser usados para a caracterização de outra.

QAQC é um processo amplo que envolve todas as atividades e fases do trabalho. Em um empreendimento mineiro, nas etapas de amostragem e análises químicas, as inserções de ferramentas de controle representam ponto fundamental para a execução do plano de QA (garantia da qualidade). Essas representam os “espiões” do processo QC (controle da qualidade), elas são infiltradas no lote de amostras para traduzir e identificar os desvios na precisão e exatidão. O responsável pelo controle de qualidade das amostras é o detetive que precisa saber interpretar os resultados, identificar os desvios e, principalmente, evitar que voltem a ocorrer.

É fundamental assegurar que métodos e procedimentos analíticos tenham precisão e exatidão suficientes. O uso de um equipamento sofisticado para a detecção de um sinal analítico não é garantia de um resultado exato. Cabe ressaltar que, nem mesmo as medições laboratoriais mais exatas são perfeitamente precisas. A estatística feita sobre os resultados das ferramentas de controle é usada para analisar os erros das suas medições.

Cada ferramenta tem seu papel.As principais ferramentas são:

  • Padrões – utilizados no controle da exatidão;
  • Duplicatas - utilizadas no controle de precisão (repetibilidade);
  • Brancos - utilizados no controle de contaminações;
  • Duplicatas de check-assay - utilizadas no controle de precisão (reprodutibilidade).

Cabe ao responsável pelo QAQC avaliar periodicamente as informações, emitir relatórios e planos de ações. Para finalizar uma pergunta:

Quem deveria ser o responsável pelo QAQC?

Para responder irei adaptar uma frase famosa de. Antonio Franco de Oliveira mais conhecido como Neném Prancha: "Penalti é uma coisa tão importante, que quem devia bater é o presidente do clube".

“QAQC é uma coisa tão importante que quem deveria fazer é o diretor da empresa”.

Por Marcela Taina

 

foto Professora Marcela Taina  

Marcela Taina

Marcela é Bacharel em Geologia (USP), especializada em Petrologia e Geoquímica pela mesma instituição. É Membro da Australian Institute of Geoscientists -“CP” -Membership Number 5181. Destaque recentemente em 2013 e 2014, participando como CP responsável pelo QAQC (elaboração e/ou gestão e/ou auditoria) dos projetos de grandes players nacionais.




DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO