Sucesso! 1ª Turma Curso PAEBM e Auscultação de Barragens

Para nós do IM foi uma grata surpresa lançar o curso de PAEBM e Auscultação e ter a turma completa a duas semanas do início. Isso nos mostrou que estávamos certos ao identificar essa necessidade que vai além das demandas profissionais e empresariais.

Este é um tema que vai de encontro às diretrizes de nossa própria sociedade, sobretudo após ao acidente ocorrido com o rompimento da Barragem em Minas Gerais.

Nessa turma, recebemos pessoas principalmente de Minas Gerais, mas tivemos também a participação de profissionais de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e até Amapá, o que proporcionou uma excelente troca de experiências que ficou explícita nos estudos de caso, onde foram abordados exemplos de várias regiões do Brasil e em todos tivemos participação no debate.


Discutimos profundamente as formas de instrumentação que estão dentro das normas para monitoramento de barragens; o conhecimento sobre projetos de uma barragem e suas relações com a segurança da barragem de acordo com a PNSB; a análise de segurança das barragens, condições favoráveis à ruptura e medidas de minimização de riscos; conhecimento para identificar e diagnosticar situações de emergência; saber o que fazer e tomar as medidas de solução para situações emergenciais e discutir a Lei 12.334/2010 e a Política Nacional de Segurança de Barragens.


Durante o curso fizemos uma aula prática de elaboração do Plano de Ação de Emergência. A turma foi dividida em grupos multidisciplinares onde trabalharam a classificação das barragens e a elaboração de um PAEBM. Alguns grupos puderam trabalhar com as reais demandas de suas empresas. Este foi outro fator diferencial do curso.


Tivemos a participação da Jaguar Mining, Galvani, Mineração Ferrous Resources, Beadell, Mineração Serras do Oeste, Mineração Curimbaba, AMG Mineração, CSN e consultores do setor. Algumas destas empresas já solicitaram a participação de mais colaboradores para se capacitarem no tema, então, nós abrimos uma nova turma que servirá para atender também às pessoas que não conseguiram fazer inscrição porque as vagas acabaram rápido.


Foi um grande aprendizado para todos e um ótima oportunidade de ver como as empresas estão lidando com suas barragens em várias regiões do país. Foi uma grande oportunidade também de conhecer profissionais que trabalham com excelência na gestão de suas atividade e principalmente, de fazer boas amizades.


A nova turma será de 20 a 22 de Julho, no CREA MG: http://www.institutominere.com.br/curso/plano-de-acao-de-emergencia-de-barragens-e-auscultacao




DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO