Lançamento: Pós Graduação em Geotecnia e Gestão de Segurança de Barragens

por Gustavo Cruz em 02/May/2018
Lançamento: Pós Graduação em Geotecnia e Gestão de Segurança de Barragens

Autora: Rafaela Baldi

Em um mercado cada vez mais competitivo, tem-se nos cursos de especialização uma oportunidade de reciclagem e absorção de novos conhecimentos e técnicas. A escolha por uma capacitação deve considerar as referências das instituições que o promovem, bem como a competência e expertise do corpo docente, além do conteúdo programático a ser desenvolvido. O contato próximo com a coordenação do curso e a inserção do profissional através da publicação de artigos e participação em eventos da área, também é um quesito a ser avaliado, sendo um diferencial na formação técnica do aluno.

Nesse sentido, iniciamos no dia 27 de abril iniciamos o Curso de Pós Graduação em Geotecnia e Gestão de Segurança de Barragens. Com uma proposta diferenciada e conteúdo técnico bem específico e robusto, temos a qualificação e certificação do aluno em cada módulo, ou seja, eixos temáticos que proporcionam um aprendizado mais efetivo. Além disso, contamos com professores renomados, qualificados e com grande experiência em docência e no mercado de trabalho, alocados nas disciplinas nas quais possuem conhecimento técnico e prático.

A Aula Magna foi realizada no dia 27 de abril e contou com a presença de profissionais com grande experiência na área de barragens, além de convidados e os alunos inscritos no curso.

A Aula Magna foi realizada no auditório do CREA - MG. 

Vítor Lages (HidroBr) trouxe uma perspectiva abrangente sobre a avaliação de segurança hidráulica de barragens, com os principais pontos que devem ser considerados nas etapas de projeto para dimensionamento de sistemas de descargas e balanço hídrico de reservatórios. A legislação foi contextualizada do ponto de vista de sua aplicação, principalmente em relação aos Planos de Segurança, Plano e Ação Emergencial e estudos de ruptura de barragens.

Vitor Lages

Dinésio Franco (DF Consultoria) abordou os tópicos relacionados aos riscos em barragens de rejeito de mineração, trazendo toda sua expertise através de uma análise crítica das causas dos principais acidentes de barragens. As considerações que devem ser feitas nas fases de projeto, construção, operação e desativação foram demonstradas com base em exemplos práticos e referenciados à luz das teorias compreendidas pela Geotecnia. Ao final deixou uma reflexão: “Todas os acidentes catastróficos havidos com barragens na mineração foram ocasionadas por erro humano e falhas ao não se utilizar, ou utilizar mal os conhecimentos técnicos e práticas disponíveis”.

Dinésio Franco

A apresentação de Ângelo Zenóbio (FZ Projetos) demonstrou a importância da base de dados nos projetos de barragens, principalmente no que diz respeito a instrumentação geotécnica e monitoramento das estruturas. Os investimentos, a situação política e econômica dos empreendimentos foram relacionados com o Código de Mineração e a legislação vigente. A descoberta de novos depósitos face a infraestrutura e as exigências ambientais também foram abordados pelo profissional.

Ângelo Zenóbio

Já no dia 28, tivemos uma imersão no conteúdo que será apresentado nos três módulos do curso e os alunos tiveram uma Aula Inaugural com temáticas bem produtivas. Iniciamos o dia com uma breve apresentação do curso, as expectativas que temos em relação ao aproveitamento dos alunos, publicação de artigos, participação nas atividades extras e bom andamento das atividades.

Ana Vianna ressaltou que vivemos em um período de mudanças profundas na forma de conduzir a Gestão de Segurança de Barragens no Brasil, sendo o curso uma oportunidade de atualização profissional e troca de experiências.  A Geotecnia foi apresentada em seu estado da arte, com referências as aplicações da Mecânica dos Solos e das Rochas em projetos de fundações, estruturas de contenção e barragens em solo, principalmente na industria da mineração e hidrelétricas.

Ana Vianna

Bráulio Lara (UFMG) instigou os alunos a pensar sobre como a cartografia e as geotecnologias podem auxiliar no projeto, monitoramento e gestão de segurança de barragens. Foram demonstradas as tecnologias integradas e a ciência cartográfica, ressaltando os avanços da geotecnologia, principalmente em relação aos cuidados que devem ser seguidos para uma adequada coleta de dados. Os processos de licenciamento e gestão também foram considerados, relacionados com as questões de aproximação da comunidade e criação de uma cultura “change mindset”.

Bráulio Lara

Nathália Couto (Pimenta de Ávila) abordou uma temática relacionada aos recursos hídricos e a importância desses estudos em interfaces com a Geotecnia, sendo os recursos hídricos entendidos como uma fusão das questões hidrológicas e hidráulicas. A abordagem foi pertinente ao Módulo 2 do nosso curso, contextualizando os estudos de Sistemas de drenagem e extravasores, bem como Tratamento de Taludes e erosão. As temáticas trouxeram discussões acerca da hidrologia, drenagem superficial e pluvial, vazões de projeto, sistemas extravasores e fluxos, dentre outros.

Nathália Couto

Aos nossos alunos, sejam muito bem vindos e aproveitem. Aos professores, que tenhamos semestres bem produtivos. E aos que se interessarem em saber mais sobre o nosso curso, entre em contato: posgraduacao@institutominere.com.br ou pelos telefones: (31) 3657-5578 | Whatsapp (31) 99355-8384

A grade das disciplinas da pós graduação em Geotecnia e Gestão de Segurança de Barragens começará no dia 25 de maio. Você ainda pode se inscrever nessa especialização que traz um modelo único de aprendizado, dando liberdade e agilidade ao aluno. 

Quer conhecer o programa? Clique aqui 



De Rafaela Baldi, coordenadora da especialização

Engenheira Civil pela UFMG, Mestre em Geotecnia pela UFOP com a Dissertação “Nova metodologia para unificação do sistema de classificação de barragens de rejeito”, Doutoranda em Geotecnia pela UFRJ. Especialista em Gestão de Risco de Escavações Subterrâneas pela USP/FEUP. Autora do Livro: “Manual para elaboração de Planos de Ação Emergencial para Barragens de Mineração”. Consultora e Engenheira Geotécnica em diversos projetos, construção e operação de barragens, experiência na elaboração de PAE e PSB e autora de livros sobre o tema. Membro do Comitê Brasileiro de Barragens, da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e da Associação Brasileira de Geossintéticos. Professora Universitária e de cursos de Pós graduação, Diretora de Meio Ambiente no Instituto Brasil e Coordenadora no Departamento de Geotecnia do Instituto Minere.

Gustavo Cruz

Gustavo é fundador, CEO e Planner do Instituto Minere, Lea Hub e Mining Marketing. É mercadólogo, MBA em Comunicação e Marketing pelo BI International. Está no mercado desenvolvendo produtos, negócios, comunicação e comércio em ambientes digitais desde 2012, atuando principalmente nos setores de mineração, envolvendo educação, empreendedorismo e marketing. É desenvolvedor de negócios, planejamento estratégico e transformação digital.


  

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit