Fiscais do DNPM vistoriam barragem da CSN em Congonhas

por Instituto Minere em 29/Aug/2017
Fiscais do DNPM vistoriam barragem da CSN em Congonhas

Fiscais do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) vistoriaram nesta segunda-feira (28) uma barragem de rejeitos de mineração em Congonhas, na Região Central de Minas Gerais. Uma área com água surgiu ao lado do reservatório, sendo que o complexo de barragens de rejeitos de minério de ferro da CSN fica a poucos metros da área urbana. A movimentação no pé da barragem chamou atenção de moradores à jusante, no entanto, a direção da empresa afirmou que são obras de manutenção.

Segundo o gerente geral de meio ambiente da CSN, Newton Augusto Viguetti Filho, a parte estrutural da barragem está absolutamente íntegra e não está sendo feita intervenção nessas estruturas. A área que deu origem à obra foi onde surgiu um ponto de umidade no solo. A mineradora está usando areia, brita e também pedras para melhorar a drenagem e, com isso, evitar a concentração de água.

A barragem de Congonhas é uma das mais próximas de comunidades no país. Um estudo encomendado pela CSN mostra que se ela se romper, pode atingir, imediatamente, 350 casas e até 1,5 mil pessoas. Este tipo de estudo é exgido pela normas de segurança de barragens PNSB e também é exigência do DNPM, mas vale lembrar que são simulações exigidas pelo Plano de Ação Emergencial. Esta barragem é monitorada e se encontra em bom estado.

“Pelo que a gente tem visto a empresa tem tomado todas as medidas necessárias e coloca a barragem numa situação mais de tranquilidade do que comparada a outras” disse o engenheiro do DNPM Wagner Nascimento.

Os técnicos da empresa e também os fiscais do DNPM garantiram que não há risco de rompimento.

 

 

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit