Curso Perícia e Valoração Ambiental Estréia em Grande Estilo

 

O Instituto Minere promoveu o treinamento em Perícia e Valoração De Danos Ambientais para os servidores da FEAM (Fundação Estadual de Meio Ambiente).

Foi uma estréia do tema em nossa grade e podemos dizer em grande estilo, afinal, a responsabilidade foi muito grande em promover a capacitação para profissionais que tem a missão de fazer a gestão e fiscalização ambiental em Minas Gerais.

Este foi um curso idealizado pela professora Dra. Flávia Perez e ministrado por ela e também pela professora Ana Carolina Neves, que é especialista em Valoração de Danos Ambientais. As aulas começaram com embasamento técnico teórico através de palestra expositiva. Como a entrega do material digital foi feita antecipadamente, os alunos puderam debater o conteúdo e foi uma grande troca de experiências.

Começamos com o básico, Conceitos, Aspectos Históricos e Legais. Discutimos a economia ambiental e já partimos para a conceituação de Perícia Ambiental, onde foi abordado desde a legislação aplicada, metodologias, ferramentas, elaboração de laudos; Controle, mitigação e Monitoramento e muito mais.

 

 

AULA PRÁTICA DE CAMPO

 

Durante o curso, tivemos também a oportunidade de colocar a "mão na massa" na aula prática de campo. A região escolhida foi o Parque Serra do Curral onde os alunos aproveitaram para fazer a coleta de indícios para o Laudo Ambiental e, porque não, aproveitaram também para contemplar as paisagens do alto, de Belo Horizonte.

 

  

O exercício final constituía também na elaboração da Valoração de Danos Ambientais utilizando Métodos de Valoração Ambiental como o VERA – Valoração Econômica de Recursos Ambientais.

Foi uma grande oportunidade para nossa equipe desenvolver o curso e já estamos dando um upgrade no conteúdo que em breve será compartilhado com os seguidores do IM.

 Para ver o programa completo, clique aqui



DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO