Engenheiros de minas do Pará criam associação local

por Instituto Minere em 21/Aug/2017
Engenheiros de minas do Pará criam associação local

A Associação Paraense de Engenheiros de Minas (ASSOPEM) pretende abranger 150 profissionais que estão distribuídos pelas regiões de Carajás (aproximadamente 120), Tapajós (10) e Metropolitana de Belém (cerca de 20). Esses engenheiros atuam na iniciativa privada e em órgãos públicos dos governos municipal, estadual e federal.

A Associação pretende congregar profissionais diplomados em Engenharia de Minas, inscritos ou com visto no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do Pará, bem como difundir a profissão e suas atribuições, defendendo prerrogativas da classe e manifestando-se publicamente em nome de seus associados sobre temas ligados à mineração, ao exercício profissional da Engenharia de Minas e ao seu ensino.

Além disso, a ASSOPEM almeja contribuir para o desenvolvimento do conhecimento técnico da Engenharia de Minas; defender o racional aproveitamento econômico dos bens minerais do Pará, com a melhor técnica da engenharia disponível e com respeito ao meio ambiente; e orientar seus associados sobre suas responsabilidades técnicas perante a Associação, os poderes públicos, os clientes, os empregadores e a sociedade, fazendo respeitar o Código de Ética da profissão. Além disso, visa divulgar junto aos seus associados, à sociedade, à imprensa e à coletividade informações sobre a Engenharia de Minas, sua legislação e normas sobre o exercício profissional.

A presença institucional da ASSOPEM está sendo construída a partir de diálogo com empresas de mineração e poder público, já que o número de profissionais é crescente no Pará e o estado visualiza, até o início da próxima década, pelo menos 20 novos projetos de mineração, os quais vão demandar considerável número de engenheiros de minas. Dessa maneira, será possível à ASSOPEM representar-se no CREA do Pará e em órgãos congêneres para colaborar com o aprimoramento do exercício profissional e com as realizações de interesse ambiental, social e humano voltadas ao aproveitamento e utilização dos recursos naturais.

Nas redes sociais, a entidade está mudando a forma de comunicar o conhecimento mineral e já atingiu alcance de 1,5 milhão de visualização de suas publicações. Hoje, a entidade é a maior fonte de pauta da imprensa do interior paraense, sempre levando notícias sobre projetos da indústria mineral, bem como sobre temas pertinentes, como finanças e desenvolvimento social e sustentável dos municípios.

Até o mês de outubro, a Associação Paraense de Engenheiros do Pará pretende lançar o portal de serviços para credenciamento de novos associados.

Idealizador e presidente da Associação Paraense de Engenheiros de Minas, Artur Alves é engenheiro de minas, trabalha no Governo do Estado do Pará e cursa mestrado em Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável no Instituto Tecnológico Vale (ITV). O outro fundador da ASSOPEM é o engenheiro de minas André Santos, servidor de carreira da Prefeitura de Parauapebas e mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Você pode conhecer mais sobre a ASSOPEM e acompanhar as novidades em sua página no Facebook: https://www.facebook.com/Assopem2017/

 

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit