Dique de contenção de barragem da Tejucana Mineração rompe em MG

por Gustavo Cruz em 29/Jun/2017
Dique de contenção de barragem da Tejucana Mineração rompe em MG

Um dique de contenção de sedimentos oriundos da Tejucana Mineração S/A, localizado no município de Brumadinho/MG se rompeu na manhã desta segunda-feira, 26/06/2017.

A barragem de mineração não se enquadrava na Política Nacional de Segurança de Barragens tendo em vista não ter mais de 15 metros de altura, nem 3.000.000 m3 de volume, tampouco armazenava resíduos perigosos além de ter dano potencial baixo. O ocorrido não resultou em danos a pessoas ou propriedades, entretanto, assoreou parte de um córrego vicinal local além de ter ocasionado aumento da turbidez do citado córrego e afluente, pouco caudaloso, localizado a jusante. O DNPM foi ao local do ocorrido no dia seguinte ao evento, assim que soube da situação por terceiros.

A Prefeitura de Brumadinho emitiu nota na tarde desta quarta-feira informando que o dique  rompeu, derramando lama na bacia do Córrego do Barro, na região do Tejuco. A nota foi publicada após circulação de mensagens em redes sociais anunciando o que seria “o estouro de uma barragem de rejeitos de minério”.

Segundo a nota da Defesa Civil Municipal, o proprietário fazia a manutenção da represa e durante o serviço aconteceu o rompimento. “O fato de a lagoa estar muito assoreada e ter muitos efluentes fez com que o barro se espalhasse”. A nota entretanto não esclarece que tipo de efluente havia no reservatório, tampouco em que dia ocorreu o acidente.

A Secretaria de Meio Ambiente fez avaliação e medição das águas do córrego e o proprietário do terreno foi notificado. Foram exigidas dele medidas de contenção imediatas para drenagem e remoção dos materiais que possam ser retirados sem maiores danos.  O prazo dado pela secretaria para as providências foi de 15 dias, considerando o período de seis a sete dias necessário secagem do material e posterior retirada. Também ficou definida a extinção da estrutura.

Gustavo Cruz

Gustavo é fundador, CEO e Planner do Instituto Minere, Lea Hub e Mining Marketing. É mercadólogo, MBA em Comunicação e Marketing pelo BI International. Está no mercado desenvolvendo produtos, negócios, comunicação e comércio em ambientes digitais desde 2012, atuando principalmente nos setores de mineração, envolvendo educação, empreendedorismo e marketing. É desenvolvedor de negócios, planejamento estratégico e transformação digital.


  

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit