Anglo American oferece vagas para pessoas com deficiência

por Instituto Minere em 17/Jul/2017
Anglo American oferece vagas para pessoas com deficiência

Estão abertas as inscrições para vagas de emprego oferecidas pelo Incluir, programa da Anglo American para contratação de pessoas com deficiência. As oportunidades são para atuar em Belo Horizonte e Conceição do Mato dentro (MG) e as inscrições podem ser feitas até 19 de julho pelo site da empresa (www.angloamerican.com.br) ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Dom Joaquim e Serro (MG).

A ideia é valorizar o convívio com as diferenças de forma a enriquecer o ambiente empresarial  a partir da perspectiva da diversidade. Jackson Alves de Oliveira possui visão monocular e começou a trabalhar na Anglo American há cerca de três anos, por meio do Programa Incluir. Após participar do curso de mecânico de instalações industriais oferecido pela companhia em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ele passou a trabalhar na área de Manutenção da Usina do Minas-Rio, operação de minério de ferro da empresa. “Eu cresci profissionalmente. O Programa dá confiança para que a gente possa se desenvolver na carreira “, diz.

Criado em 2014, o Programa Incluir tem o objetivo de contratar, reter e contribuir para o desenvolvimento do profissional com deficiência. A empresa pretende atuar de forma integrada, em longo prazo, para que o processo de inclusão seja efetivo. Nesse sentido, irá adotar  ações como a sensibilização de gestores e equipes, aproximação com a família, capacitações e parcerias com instituições que trabalham com inclusão. Além das vagas, o Incluir também oferecerá capacitação para profissionais que não possuam experiência, em parceria com o Senai, no sentido de incentivar a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Quem pode se candidatar

Pessoas com deficiência visual, auditiva, física, intelectual, psicossocial e reabilitados do INSS podem participar do Programa Incluir. Considerando os diferentes tipos de deficiências e seus graus de intensidade, saiba mais sobre o que caracteriza algumas dessas deficiências e quem pode se candidatar às vagas do Programa Incluir:

Reabilitado pelo INSS

São as pessoas que passaram pelo processo de reabilitação junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e receberam um Certificado de Reabilitação Profissional.

Deficiência física

Ocorre quando há uma alteração completa ou parcial de pelo menos um segmento do corpo, comprometendo a função física da pessoa. Pode se apresentar de diversas formas, como paraplegia (paralisia das pernas e da parte inferior do corpo), amputação, paralisia cerebral, nanismo, dentre outros.

Deficiência auditiva

É quando se perde a audição nos dois ouvidos, parcial ou totalmente, de 41 decibéis (dB) ou mais.

Deficiência visual

Pode ser caracterizada em quatro situações:

1. Cegueira: capacidade de percepção visual igual ou menor que 0,005 (20/400) no melhor olho, com a melhor correção ótica. A visão monocular é caracterizada quando há cegueira com visão de vultos, conta-dedos em um olho, cegueira legal declarada pelo oftalmologista, uso de prótese, olho enucleado ou atrofia ocular.

2. Baixa visão: capacidade de percepção visual entre 0,05 (20/40) e 0,3 (20/60) no melhor olho, com a melhor correção ótica;

3. Combinação: o somatório da medida do campo visual dos dois olhos for igual ou menor que 60°;

4. Simultaneidade: ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.

Deficiência intelectual

Oportunidades são para atuar em Belo Horizonte e Conceição do Mato Dentro (MG)

Estão abertas as inscrições para vagas de emprego oferecidas pelo Incluir, programa da Anglo American para contratação de pessoas com deficiência. As oportunidades são para atuar em Belo Horizonte e Conceição do Mato dentro (MG) e as inscrições podem ser feitas até 19 de julho pelo site da empresa (www.angloamerican.com.br) ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Dom Joaquim e Serro (MG).

Deficiência psicossocial

As pessoas com deficiência psicossocial são aquelas que adquiriram alguma sequela em decorrência de um transtorno mental grave e incurável. Os mais comuns são os quadros psicóticos, que incluem a esquizofrenia. Também são caracterizadas como psicossociais a Síndrome de Rett (condição rara, que causa desordens neurológicas principalmente em crianças do sexo feminino), Síndrome de Asperger (uma condição neurológica dentro do espectro do autismo) e o próprio autismo.

Deficiência múltipla

É a associação de duas ou mais deficiências.

Pontos de inscrição

Para quem mora em Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim ou Serro, as inscrições também podem ser feitas de segunda a sexta-feira, nos CRAS, localizados nos endereços abaixo:

Alvorada de Minas

Avenida Padre Paraíso, s/nº – Centro

Das 8 às 12h

 

Conceição do Mato Dentro

Rua Doutor Miguel Safi, 100 – Centro

Das 8 às 17h

 

Dom Joaquim

Praça Cônego Firmiano, 40 – Centro

Das 13 às 16h

 

Serro

Rua Santa Rita, 56 – Centro

Das 7 às 17h

Fonte: Anglo American

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit